Melhoria da produção científica

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

A ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, considerou ontem fundamental que a qualidade da produção científica melhore e haja um aumento da inovação tecnológica em Angola.

Cândida Teixeira, que falava na abertura de uma reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia realizada em Luanda, referiu que no desenvolvimento da produção científica no país, os intervenientes devem contar com os instrumentos que conformam a Política, estratégia e sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação.

A reunião, que conta com a participação de directores de centros e institutos de investigação científica e de reitores de instituições do ensino superior, vai contribuir, de forma concreta, para o desenvolvimento económico e empresarial do país, consolidando a cooperação científica e tecnológica, considerou a ministra.

O encontro também vai permitir a promoção da cultura científica, com a racionalização dos recursos e criando a interacção necessária entre a classe empresarial e os investigadores, acrescentou. Ao referir-se ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, reconheceu que ele enfrenta algumas dificuldades, como a escassez de recursos humanos especializados, laboratórios para a investigação e desenvolvimento dentro das normas internacionais, falta de financiamento à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Cândida Teixeira assinalou, ainda, que há falta de cooperação entre os investigadores nacionais e as instituições do país e respectivos parceiros estrangeiros. A reunião pretende contribuir para a articulação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e constituir um órgão de consulta alargado dos representantes das instituições científicas e desenvolvimento e do ensino superior público e privado.

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é um órgão de consulta do Ministro da Ciência e Tecnologia para análise e definição de estratégias e políticas inerentes ao desenvolvimento da ciência e inovação.

Ontem, foi apresentado e discutido o regimento do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, os ante-projectos do regulamento geral das instituições públicas de investigação científica e dos conselhos científicos, no âmbito do mecanismo de coordenação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Também foi discutido o Prémio Nacional de Ciência e Inovação, para o fomento, estímulo e reconhecimento da contribuição das diferentes áreas da ciência e da inovação, para o desenvolvimento sustentável do país, com a produção do conhecimento científico, criatividade e inovação.

FacebookTwitterGoogle+