Mary Robinson faz consultas em Luanda

Fotografia: João Gomes
A secretária-geral adjunta das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, e o ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti, analisaram ontem em Luanda a possibilidade de realização de um Fórum Económico do sector privado dos países da região dos Grandes Lagos, no mês de Julho em Angola.
Mary Robinson no fim do encontro com o ministro das Relações Exteriores disse que está a ser planeada com as autoridades angolanas a realização de uma consulta regional para concretização do fórum na data prevista, em Luanda.
As Nações Unidas, disse Mary Robinson, considera rico o potencial dos países da região dos Grandes Lagos e os investimentos são “muito importantes” para a paz na região.
Durante o encontro, a secretária-geral adjunta das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, e o ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti, abordaram questões económicas da região, sobretudo o papel da economia na construção da paz.
A segurança e a paz dos Grandes Lagos estiveram também em análise no encontro.
Para Mary Robinson tem havido progressos, mas é preciso continuar os esforços para a realização dos compromissos assinados, particularmente ao que se refere a questão do M23 e ao repatriamento dos elementos deste grupo rebelde do Congo Democrático, que não são responsáveis por crimes contra a humanidade.
A situação da República Centro Africana também preocupa as Nações Unidas, disse Mary Robinson, razão pela qual vai encontrar-se com a Presidente Samba Panza, após a sua visita a Angola.
Sobre o rapto das meninas na Nigéria, Mary Robinson disse estar “muito chocada” e entende ser necessária uma solução urgente.