Marrocos doa meios de prevenção

EL Alaui Suad, embaixadora do Reino de Marrocos em Angola FOTO: FRANCISCO MIUDO

EL Alaui Suad, embaixadora do Reino de Marrocos em Angola
FOTO: FRANCISCO MIUDO

Cerca de 10 toneladas de material medicamentoso e de biossegurança foram oferecidas a Angola pelo Reino de Marrocos, esta sexta-feira, para ajudar na prevenção e combate à Covid-19. 

O equipamento, destinado às 18 províncias do país, com prioridade para Luanda e Cuanza Norte, por terem casos positivos do novo coronavírus, é composto por diversos artigos, como luvas, máscaras, batas, botas, viseiras, bem como medicamento.

No acto de recepção dos meios, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que esse “gesto solidário vem solidificar as excelentes relações de cooperação bilateral”, agradecendo “a sensibilidade” do Rei de Marrocos, Mohamed VI.

“Agradeço, em nome do Presidente da República, João Lourenço, à Sua Majestade Mohamed VI, Rei de Marrocos, por este gesto importante, num momento difícil que a África e o mundo atravessam devido à pandemia da Covid-19”, expressou.

Segundo a ministra, a doação do governo marroquino é uma resposta aos apelos da União Africana, realçando o facto de Angola manter relações privilegiadas com esse país do Magrebe, desde a época das lutas pelas independências dos países africanos.

“Acreditamos que desta forma fica reforçada a nossa capacidade de abordagem aos doentes com Covid-19, com esses meios de protecção individual para as nossas equipas de saúde pública, de vigilância epidemiológica e laboratorial, assim como de manejo de casos positivos”, afiançou a porta-voz da Comissão Multissectorial para Resposta à pandemia.

Por seu lado, a embaixadora do Reino de Marrocos em Angola, El Alaoui Souad, disse que a acção é uma iniciativa do Rei Mohamed VI, que considera os angolanos como um povo irmão.

Na ocasião, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas , Domingos Vieira Lopes, também enalteceu o gesto de Marrocos e as relações  de cooperação existente entre os dois países.

FacebookTwitterGoogle+