Marinha reforça patrulhas
O comandante da Marinha de Guerra Angolana (MGA), almirante Augusto da Silva Cunha “Gugú”, encorajou, no município do Soyo, província do Zaire, os efectivos da Região Naval Norte a reforçarem a vigilância das áreas económicas exclusivas existentes na região, tendo em vista a salvaguarda da soberania económica do país.
Em declarações à imprensa, no quadro da sua visita de 48 horas ao Comando da Região Naval Norte, o oficial disse que um dos principais objectivos dos efectivos da MGA, neste tempo de paz, é redobrar as acções de segurança e defesa das áreas económicas do país.
No quadro do processo de reequipamento da MGA, está prevista a aquisição de meios técnicos necessários para garantir cabalmente a segurança das fronteiras marítimas e fluviais da região. “A MGA tem garantido maior presença no mar e nos rios navegáveis, que são as principais portas de entrada de pessoas e mercadorias. Por isso temos que redobrar as acções de fiscalização”, disse.
O trabalho de patrulhamento constante ao longo da costa marítima e fluvial, disse, tem contribuído para impedir eventuais acções ilegais, tais como a imigração, pesca, contrabando de combustível, fuga ao fisco e outras infracções.
“Vamos continuar a cooperar com outras forças como a Polícia de Guarda Fronteiras, Polícia Fiscal, Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), entre outras, para estancarmos este fenómeno”, concluiu.