Mais incentivos ao Mundo Rural
O ministro da Agricultura exortou as famílias camponesas associadas em cooperativas para produzirem cada vez mais de forma a gerarem rendimentos que lhes permitam sair da pobreza.
Afonso Pedro Canga fez esse apelo na comuna de Pungo Andongo, município de Cacuso, quando falava aos camponeses envolvidos no projecto Kukula Kumoxi, durante uma visita que o governador de Malanje, Norberto dos Santos, e uma comitiva ministerial efectuou ao campo de cultivo de hortícolas e leguminosas.
O ministro aconselhou as famílias a levarem os seus filhos à escola, para se formarem e garantirem o futuro. “Kukula kumoxi” é um programa de agricultura familiar que começou em 2010 no âmbito de uma estratégia que visa garantir às comunidades o auto-sustento. A expressão é de origem quimbundo, que em português significa “Crescer juntos” e tem como objectivo incrementar formas sustentáveis de riqueza nas comunidades rurais de Pungo Andongo. Está inserido no Pólo Agro-industrial de Capanda.
A par do projecto, a delegação visitou igualmente o Pólo Agro-Industrial de Kizenga e a Fazenda Pedras Negras, destinados à produção de cereais, hortícolas e outras culturas agrícolas. A jornada serviu ainda para o ministro Pedro Canga inaugurar a estrada, com 11eixos, que dá acesso às áreas de plantação e colheita das fazendas Biocom, Pedras Negras e outras áreas, num percurso de 175 quilómetros.
Ainda no quadro da visita do ministro da Agricultura à província de Malanje, foram inauguradas uma unidade hoteleira e o Njinga Center, antigo Cine Teatro Turismo. A delegação integrou o secretário de Estado da Agricultura, José Amaro Tati, o presidente do conselho de administração da Sodepac, Carlos Fernandes, e membros do governo da província de Malanje e da administração municipal de Cacuso.