Mais água e luz nos pólos fabris

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

O Ministério da Indústria começa em 2015 um programa de aumento da oferta de água, luz e saneamento básico nos Pólos Industriais de Viana (Luanda), Caála (Huambo), Negage e Soyo (Zaire) e Saurimo (Lunda Sul), para viabilizar a actividade económica nesses empreendimentos, anunciou em Luanda o director do Departamento de Estudos, Planeamento e Estatística.

Ivan do Prado referiu que o sector propôs, para o orçamento de 2015, a construção de mais infra-estruturas sociais nestes pólos. “O sector tem a consciência de que existem muitas dificuldades para os industriais, porque temos poucas infra-estruturas, como a água, energia e saneamento nos pólos”, frisou.
A título de exemplo, referiu que no pólo de Viana estes serviços vão ocupar uma área de quase 270 hectares e a edificação leva dois anos (2015/16), enquanto nos pólos do Negage, Soyo e Saurimo eles vão ser construídos entre 2015 e 2017.
O Estado emprega entre 35 a 40 mil milhões de kwanzas na provisão de bens públicos nos cinco pólos industriais disponíveis, revelou Ivan Prado. Até ao momento, estão registadas seis mil unidades pelo Censo Industrial de Angola (CIANG), 60 por cento informais e representadas por unidades pequenas, como padarias e outras. O levantamento já foi feito em 15 províncias, disse Kiala Gabriel, prevendo-se  a conclusão dos trabalhos no final deste ano.

FacebookTwitterGoogle+