Maior base de dados é construída no país

Foto: commons.wikimedia.org
O segundo maior projecto africano de gestão e armazenamento de dados ASA, depois do sul-africano, está a ser construído no Zango, em Luanda, e entra em funcionamento em 2017, disse à Angop, a gestora de Comunicação Institucional da MSTelcom, Olga Xavier.
A MSTelcom é uma empresa subsidiária da petrolífera Sonangol responsável pela gestão de conteúdos ligados às telecomunicações e tecnologias de informação, que em 2013 assumiu a ideia de criar em Angola uma ferramenta de armazenamento de dados e informações das empresas angolanas.
O ASA vai funcionar como uma espécie de “baú” para empresas que se preocupam com a preservação e armazenamento de dados sem acesso a terceiros. “A partir de 2016, passamos a ter capacidade para atender grande parte dos nossos clientes em Angola. Este serviço funciona como um armazém de conservação de dados informáticos.
As empresas solicitam-nos para guardar uma cópia de todas as suas informações e dados. Se por algum acaso uma determinada empresa perde a sua base de dados, passa a poder reaver as informações perdidas através do ASA”, explicou Olga Xavier.
Quanto ao receio de eventual violação das informações confidenciais das empresas, Olga Xavier garantiu que a par do sentido de responsabilidade dos gestores do ASA, a empresa vai obedecer aos mais altos padrões internacionalmente exigidos de conservação de informações. A MSTelcom atende o segmento da distribuição e gestão de conteúdos e materiais ligados a telecomunicações.