Luanda faz 440 anos uma cidade renovada

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

A cidade de Luanda assinala hoje 440 anos da sua fundação. Para celebrar a data foi realizada ontem uma missa de acção de graças, que juntou milhares de fiéis no pátio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Entre as figuras presentes destacavam-se o governador da província, Higino Carneiro, membros do Executivo, o núncio apostólico em Angola,  Dom Petar Rajic, o cardeal Alexandre do Nascimento, o bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos e o presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, José Tavares.
O arcebispo metropolitano de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, fez a homilia e lamentou os actos de vandalismo e os assaltos que se registam na cidade, ao mesmo tempo que reprovou e aconselhou os habitantes a evitarem a poluição sonora. “As pessoas poluem com sons estrambólicos e disparatados. Cada um acha que a sua música é melhor e quer que o vizinho do lado, mesmo que esteja de óbito ou doente, a escute e também dance”, observou o prelado.
Dom Filomeno Vieira Dias lembrou que a amizade, a harmonia e a convivência serena entre os habitantes são “um modelo importante e imprescindível” na edificação das sociedades.“O povo que constrói esta cidade sabe que tem Deus como sentinela e sabe que em vão trabalha o construtor se o Senhor não edificar a sociedade”, disse o prelado. “Pedimos ao Senhor que nos conceda novas graças e na Sua luz possamos fazer da nossa cidade de Luanda um lugar de encontro afável e aprazível dos filhos e filhas de Deus”, disse o prelado durante a homilia dedicada ao patrono “Apóstolo São Paulo”e dos 440 anos da Cidade de Luanda, associado ao aniversário episcopal da tomada de posse do arcebispo de Luanda. Dom Filomeno aconselhou a população a considerar a cidade como “a nossa casa comum, na qual somos todos responsáveis”. Por isso, disse,“somos chamados a aprender a viver na cidade, com gosto, com responsabilidade, empenho, e torná-la mais habitável”.O arcebispo reconheceu que não são poucos os desafios que a cidade de Luanda enfrenta e pediu a colaboração dos seus habitantes.
A cidade de Luanda foi fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda. Em 1575, o capitão Paulo Dias de Novais, ao desembarcar na Ilha do Cabo, estabeleceu o primeiro núcleo de colonos portugueses: cerca de 700 pessoas, 350 das quais eram homens de armas, religiosos, mercadores e funcionários públicos.
Um ano depois, em 1576, Paulo Dias reconheceu não ser aquele um lugar adequado e avançou para terra firme. Fundou a vila de São Paulo da Assunção de Loanda e lançou a primeira pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, onde se encontra hoje o Museu das Forças Armadas.

FacebookTwitterGoogle+