Luanda e Varsóvia revêem os acordos

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

Angola e Polónia decidiram actualizar o acordo de cooperação cultural e científico assinado em 28 de Abril de 1977, em Varsóvia, e outros instrumentos jurídicos que sustentam a cooperação entre os dois países.

O grupo técnico constituído por especialistas dos dois países terminou ontem, em Varsóvia, discussões no âmbito da visita do secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

A delegação angolana ao encontro técnico foi chefiada pela embaixadora Teodolinda Rodrigues Coelho, directora da Direcção Europa, do Ministério das Relações Exteriores, enquanto a parte polaca foi chefiada por Konrad Marciniak, director adjunto dos Assuntos Jurídicos e Tratados do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco.

Na semana passada, a sub-secretária de Estado polaca dos Negócios Estrangeiros, Beata Stelmach, esteve em Luanda onde assinou, com a secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, um Memorando de Entendimento para Consultas Políticas entre os dois países.

Na altura, as partes criaram um grupo técnico para proceder à inventariação dos acordos de cooperação entre os dois países, justificando que os documentos vigentes foram aprovados no quadro de uma realidade diferente, que cessou com a queda do Muro de Berlim.

Em Varsóvia, a delegação técnica angolana reuniu, igualmente, com a vice-directora para África subsariana do Ministério dos Negócios Estrangeiros Polaco, Margarita Cassangana, que expressou a vontade de alargar a cooperação com Angola, que considera um parceiro prioritário no continente africano.

Margarita Cassangana manifestou também à delegação angolana a sua preocupação em relação à situação política na República Democrática do Congo, na Guiné-Bissau e na República Centro Africana, tendo sido informada pela directora da Europa do Ministério das Relações Exteriores do esforço do Executivo para a pacificação destes países, através da CPLP e da Conferência Internacional para Região dos Grandes Lagos, cuja presidência rotativa pertence a Angola.

Na segunda-feira, a candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2015-2016 foi o destaque do encontro que o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, teve em Copenhaga, com o secretário de Estado dinamarquês do Comércio Estratégico, Lars Thuesen.

O encontro decorreu na sede do Ministério dinamarquês dos Negócios Estrangeiros e também foi abordado o relançamento das relações de cooperação entre os dois Estados. Lars Thuesen enalteceu o empenho do Presidente José Eduardo dos Santos na busca de soluções conducentes à pacificação do continente africano e da região austral, e elogiou a cimeira dos Países da Região dos Grandes Lagos mais a África do Sul, realizada em Luanda.

Manuel Augusto, que se encontra em Copenhaga desde domingo último, também teve encontros com o vice-presidente para o Desenvolvimento de Negócios Estratégicos do Grupo MAERSK, com quem avaliou os negócios com Angola.

Para este grupo dinamarquês, Angola apresenta um crescimento económico e social considerável e um mercado potencialmente atractivo.

Manuel Augusto também participou num fórum económico com empresários filiados na Confederação Industrial da Dinamarca, organizado pela embaixada de Angola.

FacebookTwitterGoogle+