Luanda e Londres reforçam os laços

Fotografia: Santos Pedro
O Reino Unido anunciou ontem, em Luanda, o desejo de reforçar a cooperação com Angola no domínio parlamentar. A intenção foi manifestada ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos pelo embaixador John David Dennis.
O diplomata disse que os dois parlamentos já têm relações de cooperação e discutiu com o presidente da Assembleia Nacional a possibilidade de reforçar mais os laços de amizade.
O Reino Unido e Angola, acrescentou, têm uma parceria de alto nível e agora um dos objectivos é desenvolver as relações inter-parlamentares. O diploma anunciou que está prevista a visita a Angola de parlamentares britânicos para discutirem com os deputados angolanos as áreas de interesse comum e aprofundarem as relações de cooperação parlamentar.
“ Os parlamentares britânicos estão já a analisar as áreas de cooperação com Angola”, disse o embaixador britânico. Existe já um grupo no parlamento do Reino Unido que trata das questões específicas de Angola e do parlamento Angolano.
O Reino Unido já é o segundo maior investidor em Angola. A cooperação entre os dois países passa também pelos programas de desenvolvimento humano e o combate à pobreza, acções sempre desenvolvidas em parceria com organizações não governamentais britânicas, tais como a “Save The Children” e “Hello Trust ”.
Angola e o Reino Unido mantêm relações bilaterais e de cooperação também no domínio político-diplomático e têm embaixadas estabelecidas nas capitais dos dois Estados. Existe ligação aérea regular entre as cidades de Luanda e Londres.