Limpemos Angola arranca em Luanda

Fotografia: Jaimagem

Fotografia: Jaimagem

O Ministério do Ambiente começou a promover na quinta-feira, em Luanda, campanhas de sensibilização junto da população no âmbito do projecto “Limpemos Angola”, que decorre até ao dia 12 do próximo mês.

A iniciativa, que é realizada sob o lema “Por uma Angola limpa e segura”, decorre em alusão ao dia 15 de  Setembro, data consagrada ao projecto “Clean Up the World”, que visa educar e sensibilizar as comunidades mundiais para a necessidade de um maior envolvimento de todos num ambiente mais puro.
Sobre a campanha, a directora nacional do Ambiente, Kâmia  de Carvalho, disse à  Angop que grande parte da população, sobretudo os jovens, começa a ganhar consciência sobre a necessidade de protecção do ambiente e da valorização dos resíduos através da reciclagem.
Embora não haja até hoje um estudo para aferir o nível de consciencialização da população, Kâmia de Carvalho acredita que a sociedade angolana está cada vez mais envolvida na higiene das comunidades.

“Clean Up The World”

A iniciativa “Limpemos Angola” consiste, além da realização de palestras de sensibilização, na realização de campanhas de limpeza nas principais avenidas das cidades e municípios e em acções de “eco-stop” na via pública, com a distribuição de panfletos com informações relacionadas com o saneamento e a selecção de resíduos.
A  campanha de caracter internacional “Clean Up The World” envolve anualmente mais de cem milhões de pessoas em mais de 110 países e resulta de uma iniciativa, desde 1992, por um grupo de jovens ambientalistas australianos, que sonham por uma abiente mais saudável.
A iniciativa australiana, que começou com a limpeza de praias, levou o Programa das Nações Unidas para o Ambiente a financiar parte dos gastos, mobilizando outros parceiros para a necessidade do saneamento básico no mundo. Angola aderiu à campanha em 1997 e a iniciativa interna ficou conhecida com o nome “Limpemos Angola”, durante a qual a população é alertada para os perigos que constituem para a saúde os resíduos sólidos.
Segundo uma nota do Ministério do Ambiente, a campanha de sensibilização de limpeza junto da população “Clena Up The World” que começou na capital em Luanda, estende-se nos principais pontos turísticos e comunidades das outras províncias do país já nos próximos dias.

FacebookTwitterGoogle+