Líderes avaliam segurança nos Grandes Lagos

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

Os presidentes dos Parlamentos dos Estados membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos reúnem-se hoje, em plenária, na cidade de Nairobi, Quénia, para avaliar a situação política e de segurança reinante em alguns Estados membros, sobretudo nas Repúblicas Centro Africana, Democrática do Congo, e  do Sudão do Sul.

O líder do Parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, está desde segunda-feira em Nairobi, onde participa na reunião que  também analisa, até amanhã, questões humanitárias, combate ao terrorismo, e desenvolvimento das infra-estruturas.
Fernando da Piedade Dias dos Santos deve discursar hoje, durante a quinta sessão ordinária da plenária do Fórum dos Parlamentos dos Estados membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, perante os homólogos do Quénia, Sudão do Sul, Sudão do Norte, Burundi, República Centro Africana, Congo Democrático, Congo, Ruanda, Zâmbia, Tanzânia, e Uganda.
O deputado do MPLA, Pedro Sebastião, que integra a delegação angolana disse que após a análise da situação política e militar de alguns Estados membros, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Sudão do Sul, incluindo o anfitrião Quénia, vai ser adoptada uma resolução pela organização regional.
Pedro Sebastião comunicou o facto à imprensa, após ter participado na reunião do Comité Executivo do Fórum Parlamentar, que preparou os documentos e a agenda das plenárias. Ontem à tarde, os líderes parlamentares dos Estados membros estiveram reunidos e deram o seu contributo a agenda sugerida pelos membros do comité executivo.
O deputado do MPLA anunciou que durante a reunião técnica de ontem, que decorreu num dos hotéis de Nairobi, foi adoptada a Língua Portuguesa como instrumento de trabalho durante o encontro.
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos foi institucionalizado em 2008, no Ruanda. Angola participa pela primeira vez como membro efectivo, porque a sua adesão como membro da organização aconteceu apenas em Novembro de 2014. Em Junho do ano passado, os deputados aprovaram, por unanimidade, o projecto que aprova a adesão da Assembleia Nacional ao Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.
A delegação oficial do Presidente da Assembleia Nacional a Nairobi é integrada pelos deputados Pedro Sebastião, Ana Maravilha Fernandes, Ananias Escórcio, Joana dos Santos, Daniel José Domingos e Sérgio Leandro Vaz.
O Parlamento aprovou, no ano passado, a adesão da Assembleia Nacional ao Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, cujo objectivo é criar uma plataforma para a troca de experiências, resolução de conflitos e diálogo entre deputados dos países membros, apoiar os esforços dos Governos para prevenir e resolver conflitos, contribuindo na consolidação dos processos de paz e reconciliação.
O Fórum Parlamentar da Conferência dos Grandes lagos tem destina-se igualmente a contribuir para execução das resoluções das Nações Unidas sobre respeito e a protecção dos direitos das mulheres, crianças e pessoas vulneráveis em período de conflitos armados.

FacebookTwitterGoogle+