Lançadas operações estatísticas

Fotografia: Domingos Paciência

Fotografia: Domingos Paciência

O Executivo realiza este ano actividades estatísticas, com a produção do primeiro Índice de Preços ao Consumidor Agregado Nacional, inquéritos dos indicadores múltiplos demográficos ou da saúde, o inquérito do emprego e o inquérito combinado de despesas e receitas.

O anúncio foi feito ontem, em Luanda, pelo ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça, na abertura da reunião do Conselho Nacional de Estatística. O ministro, que presidiu à reunião, informou que na agenda para este ano consta a execução da Estratégia Nacional de Desenvolvimento à luz de um plano de acção trienal, que já foi objecto de análise.
Para este ano, disse Job Graça, o plano de acção trienal da instituição tem actividades imprescindíveis à execução da estratégia do sector e a realização de operações estatísticas importantes para a consolidação do Sistema Estatístico Nacional e a melhoria da qualidade das estatísticas oficias.
O ministro lembrou que o Conselho Nacional de Estatística vai iniciar a execução da sua estratégia num ano de crise. “Devemos responder a este quadro de restrição orçamental com mais eficiência na realização das nossas tarefas, daí a necessidade de abordar com profundidade e rigor as actividades do plano de acção para este ano e analisar com rigor os custos envolvidos na realização de cada operação”, disse. O ministro sublinhou que as contas nacionais trimestrais, a preparação do censo agro-pecuário e a análise dos resultados do Censo Geral da População e Habitação’ 2014 são operações e actividades estatísticas que vão merecer mais atenção ainda este ano.
Job Graça anunciou a entrada em funcionamento ainda este ano de sete órgãos delegados do Instituto Nacional de Estatística, para garantir maior descentralização da produção da informação estatística, acrescentando que a descentralização vai garantir mais exigência na coordenação metodológica e imprimir mais qualidade da informação estatística.
O Conselho Nacional de Estatística aprovou no ano passado a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico, que deve conduzir as actividades estatísticas até 2025. O ministro Job Graça anunciou para o último trimestre deste ano a apresentação de dados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação’2014.
Durante a reunião em que estiveram presentes o vice-governador do BNA, Ricardo de Abreu, e representantes do Ministério da Administração do Território foi também discutido o reforço da capacidade institucional do Conselho Nacional de Estatística.

FacebookTwitterGoogle+