Laboratórios processam mais de seis mil amostras/dia
Com a entrada em funcionamento do Centro de Diagnóstico Laboratorial de Viana, inaugurado esta quinta-feira, em Luanda, Angola elevou a sua capacidade de testagem de 700 para seis mil e 900 amostras/dia.
Do total de amostras, a serem processadas por dia, em todo país, três mil e 700 são destinadas ao exame de biologia molecular RT-PCR e três mil e 200 para o teste rápido serológico, segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
Ao actualizar os dados da covid-19 no país, o dirigente assegurou que essa capacidade ainda será aumentada até ao final deste mês, com entrada em funcionamento de três novos laboratórios, nas províncias da Lunda Norte, Huambo e Uíge.
Cada laboratório, avançou, terá capacidade de processar duas mil amostras/dia, perfazendo um total de seis mil testes por dia, sendo três mil de RT-PCR e igual número para os testes rápidos.
Com a operacionalidade desses equipamentos, o país terá uma capacidade de processar 12 mil e 900 amostras/dia, até ao final deste mês.
Segundo o secretário de Estado, o aumento da capacidade de testagem também implicará o aumento de diagnóstico de novos casos positivos de covid-19, apelando os cidadãos a não entrarem em pânico com a possível elevação do número de casos diário, nos próximos dias.
Com o novo record de 125 novos casos, registados nas últimas 24 horas, Angola contabiliza um total de 3.217 casos positivos, 130 óbitos, 1.277 recuperados e 1.810 activos.
Dos activos, três estão críticos com ventilação mecânica invasiva, 25 graves, 46 moderados, 48 apresentam sintomas leves e 1.688 assintomáticos.
As autoridades sanitárias acompanham 377 doentes internados em diferentes centros de tratamento no país.