Kerry em Luanda

Fotografia: APF
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, inicia hoje uma visita de dois dias a Angola, durante a qual analisa o trabalho da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos que sob a direcção pessoal do Presidente José Eduardo dos Santos tem feito progressos significativos no processo de paz da região.
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores indica que amanhã delegações ministeriais de Angola e dos EUA mantêm conversações oficiais na sede do Ministério das Finanças, no fim das quais o ministro Georges Chikoti e John Kerry prestam declarações à imprensa. Posteriormente, a delegação norte-americana desloca-se ao Palácio da Cidade Alta, onde é recebida pelo Presidente José Eduardo dos Santos.
A visita a Angola é a última etapa de um périplo que começou em Addis Abeba (Etiópia), com passagem em Kinshasa, República Democrática do Congo. Nos países visitados, o secretário de Estado norte-americano está a encorajar o desenvolvimento democrático, o respeito pelos direitos humanos e a consolidação da paz e da segurança.
Em Adis Abeba, John Kerry presidiu à sessão do Diálogo de Alto Nível entre os EUA e a União Africana. Ainda na capital etíope, teve um encontro com o primeiro-ministro, Hailemariam Desalegn, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Tedros Adhanom, para abordar os esforços que visam avançar a paz e a democracia na região e fortalecer as áreas importantes da cooperação bilateral com a Etiópia.
Em Kinshasa, John Kerry foi recebido pelo Presidente Joseph Kabila e constatou os progressos do Governo da RDC que neutralizaram algumas dezenas de grupos armados perigosos.
Nesta viagem, Kerry é acompanhado pela secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas Greenfield e pelo enviado especial dos Estados Unidos para os Grandes Lagos, Russell Feingold, que estiveram em Luanda em Abril, e pela embaixadora Catherine M. Russell, responsável pelo Gabinete do secretário de Estado para os Assuntos Globais de Mulheres.