Juventude deve valorizar conquistas da paz efectiva

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

O director adjunto do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em Angola (PNUD), Olaf Juergense, aconselhou sexta-feira, em Luanda, os jovens a valorizarem as conquistas feitas pelo país em tempo de paz.

O responsável falava no encontro subordinado ao tema “A juventude e a cultura de paz”, promovido pelo Conselho Nacional da Juventude, em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, no âmbito do Dia Internacional da Paz, celebrado anualmente a 21 de Setembro. De acordo com o responsável, o importante não é apenas pensar na paz, mas fazer algo a favor da paz. “Este aniversário oferece uma oportunidade única para as Nações Unidas reflectirem e reafirmarem o seu compromisso com os princípios sobre os quais a organização foi fundada”, concluiu.
Durante o seminário foram dissertados temas como “A paz como factor catalisador do crescimento económico e os seus ganhos na sociedade angolana”, “O papel da juventude na promoção de uma cultura de paz” e “O contributo da igreja na promoção da cultura de paz”.
O seminário foi promovido pelo Conselho Nacional da Juventude em parceria com o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com o apoio do Ministério da Juventude e Desportos. O evento teve como objectivo promover a cultura de paz no seio da juventude angolana, bem como reafirmar a declaração de compromissos assumidos durante o fórum pela cultura de paz.
A juventude tem o dever e a responsabilidade de manter os ganhos da paz e transformá-los em factor de desenvolvimento, defendeu sexta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Cláudio Aguiar.
Cláudio Aguiar, que discursava no seminário subordinado ao tema “A juventude e a cultura de paz”, promovido pelo CNJ em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), disse que, para isso, é necessário estarem todos unidos, independentemente das convicções político-partidárias ou credo religioso.
De acordo com o responsável, o engajamento do Conselho Nacional da Juventude em prol da promoção por uma cultura de paz no seio da juventude é um factor determinante para a materialização dos sonhos da juventude. Cláudio Aguiar sublinhou que a realização do seminário serviu para reforçar o compromisso assumido pela juventude angolana, durante a realização do fórum para a cultura de paz em África, que Angola acolheu em Março de 2013.

FacebookTwitterGoogle+