Jurista lança livro sobre como investir e fazer negócios em Angola

A jurista angolana, Ricardina Pederneira, apresentou esta terça-feira, na sede da CPLP, em Lisboa, o seu livro “Faça Negócios Em Angola – O Guia Essencial para Investir e Fazer Negócios em Angola.

No livro, Ricardina Pederneira, residente em Londres, e especializada em Direito Comercial e Empresarial, com formação académica em Inglaterra, dá alguns conselhos aos investidores estrangeiros que pretendem investir em Angola.

Na obra, refere  a jurista angolana, estão contidas importantes  ferramentas para ajudar o investidor a compreender passo a passo qual será a melhor forma de entrar no país.
“Angola é um país bastante rico e tem várias oportunidades de investimento, mas que talvez não se coadunem com o seu modelo de negócios – ou talvez o seu modelo de negócios não seja o adequado para a especificidade do país”, disse. Um dos conselhos que dá é a necessidade de um parceiro local, “não só porque a lei o exige, mas também porque é muito importante que, quando se investe no país, se tenha alguém que acompanhe de perto o progresso do investimento”.
Outro aspecto importante, destacou Ricardina Pederneira, é a questão da língua oficial, o português.
“Há muitos empresários e pessoas que falam inglês, mas não é a língua veicular de Angola. Como tal, se não fala português, o investidor deve ter em conta um plano estratégico de como lidar com a língua quando fizer negócios em Angola”, disse.
Na sua profissão de advogada, a autora afirmou ter conhecido empresários que tiveram problemas ao tentar investir em Angola e pretende que este livro evite que sejam cometidos os mesmos erros. O livro, segundo a autora, é “bastante interactivo, com exercícios para ajudar as pessoas a pensarem se vale a pena, como e o que devem ter em atenção.
Ricardina Pederneira indica ainda cinco passos para uma “correta entrada” no mercado económico angolano, utilizando um modelo a que designa de “SMART”, em que cada letra da palavra corresponde a cada etapa do processo: Sinta o país, Meu Negócio, Associe-se a um parceiro local, Respeite a língua e Tente o Mercado são os cinco passos defendidos pela advogada angolana, que salienta também ser necessário “ultrapassar a publicidade negativa” que reina em relação à economia angolana.
Segundo a advogada, este livro foi concebido após se ter apercebido de que existe “muita informação sobre Angola, mas completamente dispersa em vários artigos e websites” e que faltava “uma publicação com a informação compilada de como investir em Angola. ”Do Business in Angola” (Faça Negócios em Angola) está actualmente a ser traduzido para outras línguas.
O guia, de 191 páginas e publicado pela editora britânica Rethink Press, já foi apresentado em Londres e em Luanda. A obra foi apresentada pelo representante comercial da Embaixada de Angola em Portugal, Amadeu Nunes. O acto, moderado pelo adido de imprensa da Embaixada de Angola, Estêvão Alberto, contou com a presença da directora – geral da CPLP, Georgina de Melo, diplomatas, empresários, entre outros.
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