Judo: Selecção angolana com estágio em Portugal
A selecção angolana de judo, em ambos sexos, poderá efectuar a última fase de preparação em Portugal, visando o Campeonato Africano, a disputar-se de 26 a 29 de Maio, na Argélia.
Em “terras lusas”, o combinado nacional projecta o derradeiro trabalho de um período de 15 dias, segundo informou hoje, à ANGOP, o membro da equipa técnica Alexandre Martins.
Actualmente, os judocas nacionais estão na segunda fase do apronto, que decorre na província de Benguela.
O dirigente garantiu que a viagem a Portugal está agendada para o dia 6 de Maio, onde aproveitarão o estágio pré-competitivo de aprimoramentos dos vários aspectos e experiências dos judocas europeus.
“Portugal tem uma grande experiência a nível das competições da Europa. Muitos países adversários que vamos enfrentar no africano possuem judocas que evoluem na Europa. Por isso, a Federação Angolana de Judo aproveitando as boas relações com a congénere portuguesa elegeu este país para preparação”, disse.
A selecção começou os trabalhos no 21 de Março, está duas semanas em Benguela, em que aperfeiçoa a componente física e técnica, integra 17 elementos, dos quais nove masculinos e oito femininos.
Sobre o objectivo de Angola na prova, Alexandre Martins salientou que querem melhorar a quinta posição da edição passada (2021).
Fazem parte da convocatória, em masculinos, Edimilson Pedro (- 63 Kg), António Candeeiro, Acácio Cassule (-73), Wilson Afonso, Gildo Domingos, Adriano Tchissenge (-81), Silvio Jorge (-90), Piter da Silva e Dilson Toneto (+100).
Em femininos, Andresa António (52kg), Jeovana Peris, Neide Diassonema, Joana Tchapopia (57), Priscila Marta (63), Maria Miangue, Luísa José (-70) e Cristany Rodrigues (+70).
A referida equipa tem como destaques, a Nelma Diassonema, medalha de ouro do africano de 2019, no Madagáscar, os medalhas de ouro da SADC, Gildo Domingos e Andresa António, medalhas de bronze do Africano de 2018, Acácio Cassule e Priscila Marta.
O conjunto é orientado pelos treinadores, Joaquim Santana (masculinos) e Hélder Camindo (feminino).