José Luís de Matos aposta na formação
O ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, reafirmou ontem, no Lubango, a contínua aposta do Executivo na formação e superação dos jornalistas. A preocupação com a formação de quadros também foi apresentada pelo governador João Marcelino Tyipingue.
José Luís de Matos revelou que está a ser criado um programa de formação, que deve ser local, para abranger o maior número de profissionais. “Vamos elaborar um programa de formação, eventualmente aqui mesmo na cidade do Lubango, para incluir o maior número possível de jornalistas”, disse.
Acompanhado por membros dos conselhos de administração e responsáveis de diferentes órgãos do sector que dirige, o ministro José Luís de Matos pretende encontrar soluções céleres para os problemas das instituições.
O ministro felicitou os órgãos pelo trabalho desenvolvido na mediatização da realidade local, o que permite ter uma visão mais ampla e exacta da realidade nacional. “Este trabalho permitem-nos ter uma visão mais ampla da realidade e do funcionamento dos órgãos de comunicação social da Huíla, que têm tido também sucessos”, disse.
A directora provincial da Comunicação Social, Rosa Gonçalves, afirmou que a Huíla necessita de emissores com mais potência para a Rádio Provincial e para a TPA, visando maior cobertura territorial, além de reforço em equipamento de reportagem e transporte para cada órgão público.
Rosa Gonçalves falou ainda da necessidade de preencher vagas de jornalistas para além da construção do Centro de Imprensa Regional, cujo projecto de arquitectura já existe. A directora anunciou que existem negociações avançadas para a compra de equipamento de reportagem para a Rádio Huíla, que assim pode fazer trabalhos em directo no interior da província.
Centro regional
A directora provincial da Comunicação Social anunciou ainda que decorrem contactos para a reabilitação do edifício anexo ao auditório da Rádio Huíla, na perspectiva de instalar um centro de formação regional, com apoio de fundos da União Europeia. Rosa Gonçalves solicitou ainda o financiamento para a construção de novas instalações de cada órgão público de Comunicação Social, a formação de jornalistas e técnicos do sector, na Universidade Mandume ya Ndemufayo.
Ontem, o ministro da Comunicação Social visitou as instalações provinciais da TPA, Edições Novembro, Rádio Huíla, Angop e direcção da Comunicação social. Depois teve um encontro com o governador provincial da Huíla e visitou o Centro Emissor do Cristo Rei. Hoje, o ministro da Comunicação Social testemunha o lançamento oficial das emissões da estação privada Rádio Mais e assiste a uma conferência de apresentação dos produtos de comunicação do Grupo Medianova, além de reunir com o governador da Huíla.
José Luís de Matos concede audiências a representantes da empresa de Construção e Engenharia OMATAPALO, União dos Jornalistas Angolanos, Sindicato dos Jornalistas Angolanos e da Associação da Mulher Jornalista. O ministro é acompanhado de directores nacionais e por membros dos conselhos de administração e directores das empresas e institutos públicos do sector.