João Lourenço avalia acordos na área da defesa e segurança
O ministro da Defesa Nacional avaliou em Roma com a sua homóloga italiana, Roberta Pinotti, o actual estado de cooperação entre os dois Estados, à luz dos acordos rubricados há um ano na Itália nas áreas da defesa, segurança e formação militar.
João Lourenço, que terminou ontem uma visita de 24 horas à Itália, no âmbito da cooperação bilateral no domínio da defesa entre os dois países, teve ainda encontros com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Finmeccanica, Mauro Moretti, e com os administradores das empresas Agusta Westland, Daniele Romiti, e da Alenia Aermacchi, Giuseppe Giordo.
O ministro da Defesa Nacional visitou ainda as sedes das empresas Selex e Angelo e Investmentos, especializadas na tecnologia aeronáutica. A Finmeccanica, com sede em Roma, é o segundo maior conglomerado industrial italiano depois da Fiat.
Com escritórios em mais de 100 países, está entre os maiores grupos de alta tecnologia do mundo nos ramos da defesa aérea, aeroespacial, segurança, automatização, transporte e energia. Na manhã de ontem, o ministro da Defesa visitou as instalações da Missão Diplomática de Angola na Itália. Esta é a segunda visita de um ministro da Defesa de Angola à Itália este ano.
Antes de Roma, o ministro da Defesa esteve na Alemanha onde assinou, com a sua homóloga, Ursulaon der Leyen, um acordo de cooperação sobre formação de militares angolanos.