João Gonçalves lança livro sobre gastronomia angolana e internacional

O gastrónomo angolano, João Gonçalves lançou, ontem, em Lisboa, capital portuguesa a sua obra intitulada “Gastronomia angolana e internacional”, inserida no programa de comemorações do Dia do Herói Nacional, o Presidente Dr. António Agostinho Neto.

O evento foi promovido pela Embaixada de Angola em Portugal e teve como pano de fundo a divulgação da identidade cultural angolana nesta vertente da gastronomia.

A cerimónia, que decorreu no Auditório da Embaixada de Angola em Portugal e moderada pelo adido cultural, Luandino Carvalho contou a presença das ministras conselheiras e encarregadas de negócios, Isabel Godinho e Teresa Vitória Pereira, corpo diplomático, membros da comunidade angolana e portuguesa ligadas a área da gastronomia, entre outros.

O prefácio deste novo livro sobre a gastronomia angolana e internacional é de Agostinho André Mendes de Carvalho (Uanhenga Xitu), escrito e político angolano.

Esta obra, que demorou alguns anos a fazer foi apresentada por Aramando Valente, director geral do Centro Nacional de Investigação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia.

João Gonçalves, de 64 anos, tem levado a diversas partes do mundo a gastronomia angolana e presente obra resulta da experiencia de 30 anos de formação nesta área.

Na sua nota introdutória o autor revela que “o homem é o artífice do saber, desfruta do prazer de uma boa comida e para satisfazer o seu prazer está continuamente a investigar alimentos saudáveis”.

Pratos típicos de Angola tais como Jinguinga de Cabrito, Calulu, Feijão de óleo de palma, Moqueca, Mufete, entre outros, estão reflectivos nesta publicação, de mais de 200 páginas.

FacebookTwitterGoogle+