Itália incrementa cooperação com Angola

A Itália pretende intensificar a cooperação com Angola nos sectores de biocombustível, pesquisa e transição energética (Energias renováveis), anunciou neste domingo, em Luanda, o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Luigi Di Maio.

O governante italiano teceu essas considerações no final de um encontro com o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, referindo que existem já trabalhos em curso para o reforço da relação económica entre ambos os países no sector do hidrocarboneto e outras áreas.

Disse que a vista de algumas horas a Angola serviu para passar em revista a cooperação bilateral e manifestar o apoio contínuo aos projectos a serem devolvidos pela empresa petrolífera italiana ENI, em território angolano.

Por seu turno, o ministro Diamantino Pedro Azevedo afirmou que no encontro foram abordados aspectos concretos do sector dos petróleos e gás, acrescentando que analisaram-se projectos em curso entre a Sonangol e a ENI, relativos a energia solar e aos biocombustíveis.

“A Itália é um dos nossos parceiros no âmbito da transição energética, tendo um papel activo em projectos para produção de energias renováveis”, sustentou,

Desde 1977 que Angola e a Itália mantêm relações de cooperação, altura em que foi assinado o Memorando que instituiu a Comissão Bilateral, antes designada Comissão Mista de Cooperação.

A empresa petrolífera italiana ENI tem explorado vários blocos em águas profundas do offshore angolano. Investiu cerca de 4.5 milhões de dólares no Bloco 15/06.

FacebookTwitterGoogle+