ISPTEC aposta na produção de álcool
O Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC) está produzir álcool em gel, glicerinado antisséptico, desde o princípio da COVID-19 em Angola (em Março), nos seus laboratórios de Química, baseando-se no protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o diretor-geral do ISPTEC, Marcílio Santos, fez saber que até a presente data já foram produzidas duas mil (2000) garrafas de 500 ML que, a breve trecho, serão distribuídas gratuitamente às instituições hospitalares da província de Luanda.
Envolvendo dez quadros angolanos, entre docentes e estudantes, o director-geral indicou que participaram na aferição da qualidade do álcool em gel especialistas de laboratórios de referência, com realce para da Clínica Girassol e do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS).
Disse que o projecto, que conta com o apoio das empresas Sonangol, Nuvibrand e da Basel Angola, visa contribuir, de certa forma, nos esforços do Estado angolano para o combate da pandemia do novo coronavírus.
Fundado em 2012, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências é uma instituição de ensino superior de direito privado, com foco na formação diferenciada em cursos como Gestão Empresarial, Economia e engenharias Eletrotécnica, Química e Civil.
Trinta e quatro laboratórios dão suporte ao ensino e investigação no ISPTEC.