“Investir no futuro de África” domina segundo dia da Cimeira EUA/África

Fotos. Francisco Miudo

Fotos. Francisco Miudo

O tema Investir no Futuro de África domina hoje, quarta-feira, em Washington, o segundo dia de análise dos temas propostos pela Cimeira EUA/África, onde o Vice-presidente angolano, Manuel Vicente, está presente representando o presidente José Eduardo dos Santos.

Hoje, estão igualmente em discussão temas como ” O desenvolvimento inclusivo e sustentável,  A promoção do desenvolvimento e Paz e estabilidade regional”, que terão como principais oradores o presidente Barack Obama, o secretário de Estado, John Kerry e a Conselheira de Segurança Nacional, Susan Rice dos Estados Unidos.

A sessão vai acordar as preocupações comuns sobre a paz e segurança e as novas potenciais formas de se trabalhar em conjunto para fazer face aos desafios e se encontrarem soluções de longo prazo para as questões de segurança e as operações de manutenção de paz regionais.

Será uma oportunidade para sublinhar o progresso registado em África, discutir como reforçar ainda mais a cooperação sobre a segurança regional e consolidar os desafios e oportunidades para se avançar com os objectivos de segurança comuns.

Na última sessão, as discussões vão incidir sobre as responsabilidades partilhadas de todos os governos, de liderar para a próxima geração, através de novos modelos de parceria.

Serão analisadas também as áreas onde os governos africanos estão a registar progresso, providenciando uma oportunidade para uma troca aberta de ideias sobre como se pode reforçar a parceria para fazer face aos obstáculos ao desenvolvimento e favorecer a realização plena de direitos humanos.

A Cimeira Estados Unidos/África, classificada por observadores norte-americanos como um “evento histórico”, foi preparada com muitos meses de antecedência e para tal foram convidados pelo presidente norte-americano, Barack Obama, mais de 50 Chefes de Estado e de Governo de África.

O encontro visa reforçar os laços com os países do continente africano e ainda, de acordo com fontes ligadas ao evento, a iniciativa permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, bem como o compromisso dos EUA com a segurança em África, o seu progresso e bem-estar dos seus povos.

FacebookTwitterGoogle+