Instalados em Luanda milhares de contadores

A Empresa de Distribuição de Electricidade (EDEL) montou desde 2006, mais de 80 mil contadores de sistema pré-pago nos bairros de Luanda.

Apenas os municípios de Icolo e Bengo, Quissama e Cacuaco ainda não foram contemplados no plano, que visa abranger todas as famílias que residem na capital angolana.

O projecto, que arrancou no Rangel, tem como objectivo, de acordo com o engenheiro Carlos Gil, director do gabinete de comunicação e imagem da EDEL, ligar todos os clientes ao sistema pré-pago até 2017. A empresa tem enfrentado v dificuldades para instalar os contadores, sobretudo nos edifícios antigos do centro da cidade.

“As instalações eléctricas desses prédios estão em mau estado de conservação, o que dificulta muito o nosso trabalho”, disse. Carlos Gil disse ainda que a EDEL quer, dentro do prazo estabelecido, acabar com a distribuição de energia eléctrica no sistema antigo, uma vez que este tem pouco espaço de manobra para controlar o consumo de electricidade e fiscalizar os consumidores não registados.

O porta-voz da EDEL lembrou ainda que a comercialização de energia eléctrica através de Postos de Transformação (PT) privados não é um acto legal, porque a empresa não licenciou agentes para operarem neste segmento de mercado. “Não há qualquer Posto de Transformação que tenha sido licenciado para este fim”, assegurou Carlos Gil. A empresa está a instalar contadores eléctricos pré-pagos no Nova Vida e na vila Estoril.

FacebookTwitterGoogle+