Inicia amanhã Inquérito de Literacia Financeira

O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) e o Banco Nacional de Angola (BNA) iniciam, amanhã, o 1º Inquérito de Literacia Financeira, uma operação que se estende até ao mês de Julho para aferir a habilidade da população para os negócios e a formação de rendimentos.

O estudo foi anunciado pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, no “briefing” do MEP com a imprensa realizado na quinta-feira, onde o responsável indicou que o inquérito abarca todo o território nacional, envolvendo uma equipa constituída por 130 técnicos dos Gabinetes de Estudos e Planeamento sectoriais.

Enquadrado do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), o Inquérito sobre Literacia Financeira (ILF) incide sobre amostras representativas de toda a sociedade angolana, esperando-se a obtenção das informações que vão definir a implementação de programas de promoção do Índice de Desenvolvimento Humano.

O secretário de Estado disse que os resultados da formação dos 130 inquiridores, realizada, em Benguela, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e o BNA, permitem antever a obtenção de dados condizentes com a realidade, com base em  metodologias recomendadas.

“Os  inquéritos, normalmente, são realizados por intermédio de uma amostra representativa do país, pelo que os nossos especialistas desenharam claramente esta amostra e é com base nela que esperamos obter a informação necessária de suporte à planificação de programas que visam a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano”, declarou o responsável.

FacebookTwitterGoogle+