Infra-estruturas comuns avaliadas com a Zâmbia
O Vice-Presidente da República deixou ontem Jacarta, Indonésia, onde, em representação do Chefe de Estado, participou entre os dias 22 e 24 na Conferência Ásia-África, que reuniu líderes dos dois continentes.
A reunião assinalou o 60º aniversário da realização da Conferência de Bandung, que criou o Movimento dos Países Não-Alinhados.
Manuel Vicente encontrou-se com a homóloga zambiana com quem analisou questões de interesse comum, entre as quais a importância dos dois países melhorarem em breve as infra-estruturas ao longo da fronteira comum.
A Vice-Presidente zambiana referiu a urgência de viabilizar a efectiva circulação de pessoas e bens de parte a parte.
Inonge Wina realçou a importância do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), da livre circulação dos dois povos e de se saber como utilizar o CFB ou o Corredor do Lobito.
Inonge Wina, que foi ministra de Género no Governo anterior às eleições de Janeiro e é presidente do Partido da Frente Patriótica, no poder, é a primeira mulher na História da Zâmbia a a desempenhar essas funções.
Manuel Vicente também esteve reunido, em Jacarta, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Eritreia, Osman Salleh, com quem discutiu questões de interesse bilateral. Na Conferência Ásia-África foram analisados temas relacionados com a cooperação Sul-Sul, que mudou e melhorou o rumo das relações de muitos países africanos e asiáticos.
As comemorações do aniversário Movimento dos Não-Alinhados terminaram na cidade de Bandung, onde Chefes de Estado e de Governo de 91 países asiáticos e africanos se reuniram no Edifício Merdeka.
Nesta reunião assinaram a Mensagem de Bandung e recriaram a caminhada histórica realizada há 60 anos na cidade pelos fundadores do Movimento dos Não-Alinhados. O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, agradeceu em Jacareta, num encontro com o Vice-Presidente, o apoio de Angola na presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que o país assume desde Julho do ano passado.