“Infanta Helena” no Lobito

Fotografia: Jesus Silva
Marinheiros de Angola e de Espanha vão realizar exercícios conjuntos a bordo do navio espanhol “Infanta Elena”, que chegou domingo a Luanda e permanece até quinta-feira, na Região Naval Sul.
O comandante da Região Naval Sul, vice-almirante Daniel Domingos António “Dany”, disse que a visita “é oportuna, porque permite a interacção e troca de experiências entre as duas Marinhas de Guerra”, contribuindo para o aumento dos conhecimentos dos efectivos.
O vice-almirante Daniel Domingos António “Dany” afirmou que a visita se realiza num momento importante para o país, pela comemoração dos 12 anos de paz definitiva. O comandante do navio “Infanta Elena”, capitão de corveta Jorge Merello, reconheceu que a capacidade da Marinha de Guerra Angolana “é boa e é fácil trabalhar com os seus marinheiros, porque a forma de actuação é parecida com a dos espanhóis”.
O comandante do navio espanhol informou que durante os quatro dias de permanência na cidade do Lobito vão ser realizados, a bordo, exercícios em coordenação com a Marinha de Guerra Angolana, instruções de lançamento, prática e teoria de segurança interior (luta contra incêndios e inundações), e prática de abordagem.
No Lobito, a tripulação do patrulheiro espanhol “Infanta Elena”, composta por 101 efectivos, cuja base está localizada no porto de Cartagena, região de Múrcia, vai visitar o Museu de Antropologia e a fábrica de Coca-Cola, no município da Catumbela.
A comitiva, acompanhada pela embaixadora de Espanha em Angola, Júlia Olmo, vai apresentar cumprimentos ao governador de Benguela, Isaac dos Anjos.