Independência de Angola no ecrã

Fotografia: Paulino Damião

Fotografia: Paulino Damião

“Valeu”, título do documentário de Asdrúbal Rebelo, exibido no Memorial Dr. Agostinho Neto, Luanda, recupera histórias de dez sobreviventes da luta de libertação de Angola.

Parte de um projecto, que é apresentado em 7, 14 e 21 de Maio, na Televisão Pública de Angola, o filme retrata a vida dos antigos combatentes Domingos Venâncio, Joaquim Lopes, José Sebastião, Anania Malaquias, António Neto, Cristóvão José, Francisco Malebo, Maria Martins e Neves Damião.

Por intermédio destas vítimas da segunda guerra de libertação, é contada parte da História de Angola no período a seguir à independência.

“Temos de mostrar o que é feito deles, dos filhos e netos. O objectivo é mostrar o povo de uma Nação jovem que luta pela sua afirmação no mundo”, disse o realizador.

Em imagens conhecidas e outras inéditas, aos telespectadores são mostradas marcas da coragem de crianças a quem foi roubada a infância e hoje são adultos casados e com filhos.

As filmagens de “Valeu” foram realizadas em Novembro de 2013, sendo Marisol Kadieji co-realizadora. Segundo o realizador, todo esse trabalho deve-se à formação que teve, em 1975, quando uma equipa de cineastas franceses da Unicité estive em Angola para formar técnicos para a TPA.

FacebookTwitterGoogle+