INADEC incrementa acções
O director provincial do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) no Cunene, Bernardo Hilundilwa, anunciou ontem, em Ondjiva, o incremento em 2015 das acções de sensibilização e educação sobre os direitos e deveres dos cidadãos enquanto consumidores.
Em declarações à Angop, Bernardo Hilundilwa disse que essas acções estendem-se aos estabelecimentos comerciais, mercados informais e escolas, e servem para mentalizar os consumidores sobre os seus direitos e dissuadir os fornecedores e prestadores de serviços de más práticas comerciais.
“Com estas acções, queremos que os comerciantes passem a prestar um serviço de qualidade, com a venda de produtos em bom estado, evitando por em risco os direitos e a sua saúde dos consumidores”, referiu o director provincial. O INADEC promoveu no ano passado 236 sessões de sensibilização sobre os direitos do consumidor, denúncia de irregularidades e informações relacionadas com a venda de produtos vencidos, que resultaram em 23 reclamações por parte dos cidadãos.
O director provincial precisou que foram realizadas 126 visitas de fiscalização a estabelecimentos comerciais e mercados informais, mais 18 do que 2013, dois autos de notícia e uma destruição de produtos estragados.
A maior preocupação que o sector enfrenta é a falta de quadros para o exercício da actividade de defesa do consumidor nos seis municípios. Actualmente, o instituto conta com dois quadros, insuficientes para passar a mensagem aos consumidores.