IFAL quer parceria espanhola

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

Uma delegação do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), chefiada pelo seu director geral, Ismael Mateus, está desde segunda-feira em Espanha, para trocar experiências com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha (INAP), no âmbito de um projecto apoiado pela Cooperação Espanhola.

De acordo com uma nota de imprensa do IFAL, o principal objectivo da visita “é conhecer como o INAP está a levar a cabo a sua política de formação de quadros e, deste modo, identificar áreas concretas de cooperação, em especial sobre a concepção, estruturação e avaliação dos cursos (presenciais e on-line); a elaboração de conteúdos e materiais; e a gestão do conhecimento (publicações, estudos, centros de recursos e bibliotecas).”
A visita deve igualmente servir para o trabalho de elaboração do Plano Estratégico do IFAL, processo que conta com a assessoria técnica do Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha. A delegação efectua também uma visita à Agência Espanhola de Cooperação Internacional pelo Desenvolvimento (AECID), que apoia o fortalecimento do IFAL nos últimos seis anos.
Ontem, Ismael Mateus anunciou que, fruto da visita a Espanha, que termina hoje, o IFAL vai lançar-se na construção do seu banco de conhecimento. “Um banco de conhecimento é uma plataforma de gestão de conhecimento, ou seja, nele ficam arquivados todos os conteúdos dos cursos, documentos, rede de conhecimentos nacionais e internacionais e boas práticas. Todas as pessoas ligadas ao IFAL e seus destinatários têm acesso a esse banco”, disse.
O Instituto de Formação da Administração Local tem como missão assegurar a execução da política de aperfeiçoamento e modernização da Administração Local do Estado e da Administração Autárquica, através da formação dos seus utentes, investigação e de assessoria técnica.

FacebookTwitterGoogle+