IDOSOS VACINADOS CONTRA A COVID 19

Técnicos de saúde a serem vacinados contra a Covid-19 Foto: António Escrivão

Técnicos de saúde a serem vacinados contra a Covid-19
Foto: António Escrivão

Centena de idosos e pessoas com comorbidades começaram a receber hoje, terça-feira, em Luanda, a primeira dose da vacina contra Covid 19, em acto a decorrer no centro de vacinação instalado no complexo turístico paz Flor.

O processo de vacinação decorrerá ao longo da semana, em paralelo com o dos profissionais da saúde. Até as 10 horas já tinham sido vacinados 200 idosos, incluindo o pessoal da saúde.

Segundo a responsável do Programa de Vacinação, Alda de Sousa, em declarações à Angop, embora sem a inscrição prévia disponibilizada pelo site, os beneficiários apareceram em massa no local desde as primeiras horas da manhã.

Reconheceu que muitas pessoas tiveram dificuldades de fazer a inscrição, pelo que criaram a possibilidade de se fazer a inscrição no local, tendo o posto aberto as 7h30 para facilitar o processo, embora considere que o ideal é as pessoas fazerem previamente, porque torna o processo mais célere.

O posto que funciona com 48 técnicos, tem uma capacidade de vacinar cerca de três mil pessoas dia, até as 17 horas.

O processo de vacinação gizado pelo Executivo abrange, numa primeira fase, 20 por cento da população angolana, totalizando 6.419.534 de pessoas com exposição contínua, como os profissionais de saúde, de serviços sociais e da ordem e segurança pública, pessoas com cormorbilidades de risco e de idade igual ou superior a 40 anos.

Angola recebeu  624 mil doses de vacina contra a Covid-19, no quadro da Iniciativa Covax.

FacebookTwitterGoogle+