Hospital de campanha na ZEE abre este mês

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS
01 Maio de 2020 | 13h52 – Actualizado em 01 Maio de 2020 | 16h50
Um hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19, em construção na Económica Especial Luanda/Bengo entra em funcionamento nos próximos 15 dias, anunciou hoje (sexta-feira) o coordenador geral da Comissão Multisectorial para Prevenção e Combate à Covid-19, Pedro Sebastião, durante uma visita às obras do empreendimento.
Por sua vez, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, que integrou a equipa da comissão, afirmou que será um grande ganho para a assistência da Covid-19 a entrada em funcionamento desta unidade hospitalar especial na capital do país.
Por outro lado, referiu que o hospital da Barra do Kwanza tem 70 camas e nos próximos dias entrará em funcionamento uma nova instalação, localizada atrás do Hospital Psiquiátrico, com uma capacidade instalada para atender 100 pacientes.
Antes da deslocação à ZEE, a Comissão Multisectorial para Prevenção e Combate à Covid-19 visitou as instalações do Instituto Superior de Guerra, em Viana, para avaliar o seu estado de prontidão, caso haja necessidade para eventual uso neste processo.
Desde o surgimento da pandemia no Mundo, Angola já registou 27 casos positivos, todos importados por cidadãos que estiveram em países com contaminação comunitária.
De acordo com dados oficiais, sete cidadãos angolanos já recuperaram da doença e dois morreram, estando o país com 18 casos activos, todos em Luanda.