Holanda oferece alta tecnologia a Angola
O fundo institucional holandês Geodados para Agricultura e Água (G4AW) anunciou a doação de mais de 30 milhões de euros (3,72 mil milhões de kwanzas) a Angola e outros países em desenvolvimento para a instalação de um programa de satélite que aumenta a produtividade da agricultura e pesca.
O anúncio foi feito ontem, em Luanda, pela embaixadora holandesa na abertura de um seminário sobre Geodados para Agricultura e Águas.
O programa é executado no biénio 2014-2015 pela Agência Espacial, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, disse Susanna Terstal, que mencionou Angola como um dos países que reúne condições para desenvolver grandes projectos de produção alimentar.
A embaixadora considera o apoio do seu Governo um impulso à diversificação da economia por prever a introdução de soluções de desenvolvimento da agricultura, pesca, energia e águas.
O ministro da Agricultura, Pedro Canga, considerou oportuno o apoio do Governo holandês na criação de um projecto que permite tomar decisões e medidas adequadas ao aceleramento da produção agrícola e proporcionar segurança alimentar. O Geodados é um sistema de observação da terra por satélite que garante cobertura global contínua e o fornecimento de informações traduzidas em assessoria agrícola. O processo permite maior produtividade das culturas e uso mais eficiente de sementes, água e fertilizantes. Além disso, os produtores de alimentos são capazes de receber avisos prévios relativos à seca, inundações e doenças. O sistema já melhorou a produção no sector agrícola em 26 países com informações sobre a produção de alimentos e utilização eficiente de água, nutrientes, sementes e pesticidas. O programa é destinado a três milhões de pequenos agricultores de Angola, Bangladesh, Benim, Burquina Faso, Burundi, Camboja, Etiópia, Ghana, Indonésia, Quénia, Malawi, Moçambique, Birmânia, Niger, Rwanda, Senegal, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.