História militar em livro
O Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas apresentou a obra sobre a História Militar de Angola, em cerimónia presidida pelo general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda.
O livro resulta de uma iniciativa das Forças Armadas Angolanas e foi concebido com o objectivo de dotar as Forças Armadas de uma obra de referência sobre o percurso histórico militar do país, de modo a facilitar a sua compreensão e estudo a todos os níveis.
O general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda sublinhou, na oportunidade, que no livro são descritos, com o devido pormenor, o percurso de luta armada do povo angolano nas mais diversas circunstâncias. “Assim, as nossas tradições de luta armada advêm dos nossos antepassados e as Forças Armadas Angolanas são legítimas herdeiras dessas tradições. Os herdeiros dessas tradições devem perceber e estudar a história militar de Angola”, sublinhou o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas. A obra, segundo o chefe do Estado Maior General da FAA, dedica uma parte substancial que narra, com detalhe, a história militar dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
O livro sobre História Militar de Angola dedica largas páginas ao século XX, principalmente ao período que vai de 1960 a 1975, enquanto a última parte abrange o período entre 1976 e 1991. Na cerimómia de apresentação do livro sobre a história militar de Angola estiveram presentes oficiais generais, superiores e subalternos das FAA, adidos militares de vários países e diferentes convidados.