Habitações sociais em debate africano

Angola participa a partir do próximo domingo, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, na 33.ª assembleia-geral anual da Shalter-Africa, que debate a construção de habitações sociais no continente.

Uma delegação do Ministério do Urbanismo e Habitação representa o país no encontro. “As tecnologias e métodos alternativos de construção, solução duradoura para aliviar o défice de alojamentos no continente africano” é o tema escolhido para o encontro anual da Shalter-Africa, patrocinado pelo governo costa-marfinense.

Um dos objectivos do encontro é oferecer aos investidores uma plataforma para sensibilizar o mercado sobre as diversas inovações de construção no sector de habitação.

O Executivo está a implementar em todas as províncias um programa de fomento habitacional no âmbito do seu Programa Nacional de Habitação.

Segunda-feira, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, reuniu-se no Palácio da Cidade Alta com os governadores provinciais para analisar o grau de implementação deste programa que compreende a construção de 80 mil casas que estão a ser erguidas através da Sonangol Imobiliária, SONIP, cerca de seis mil pela empresa chinesa CIF e outras 40 mil do programa de 200 habitações em cada um dos 130 municípios.

No encontro foram dadas recomendações para a aceleração do ritmo de construção das infra-estruturas externas e equipamentos sociais, bem como o estabelecimento de um preço para a aquisição das casas “correspondente à capacidade de pagamento da maior parte da população, na modalidade de renda resolúvel”.

FacebookTwitterGoogle+