Guitarrista angolano homenageado no Brasil
Teddy Nsingui, guitarrista da Banda Movimento, foi homenageado pela Prefeitura de Niterói, pelo seu contributo ao desenvolvimento da Música Popular Angolana.
O instrumentista, um dos mais respeitados da actualidade, foi convidado a participar nos “Encontros com África”,que decorreram de 13 a 16 de Abril no Brasil, pela III Trienal de Luanda, projecto cultural, em curso, da Fundação Sindika Dokolo.
Pela sua importância e simbolismo, seleccionamos do texto integral da moção de homenagem, emitido pela Prefeitura de Niterói,um trecho que diz o seguinte: “Teddy é um grande músico de Angola e do mundo, e a sua música transforma as nossas vidas, e nossas almas. A nossa cidade tem o privilégio de receber a sua visita, através da parceria formada entre a Secretaria da Cultura, a Fundação de Artes de Niterói, e o Projecto“Ressonância magnética cultural”, Niterói, da Fundação Sindika Dokolo. Esta moção de aplausos é um pequeno gesto de agradecimento e reconhecimento para Teddy e todos os músicos angolanos que participaram neste projecto. Obrigado, Simão Nsingui, obrigado Angola, obrigado, África. Viva a música.”
A cerimónia de homenagem,uma iniciativa do Vereador Bira Marques, decorreu no fim do concerto do cantor Gabriel Tchiema, realizado no Teatro Municipal de Niterói, no âmbito dos “Encontros”. Na ocasião, o consagrado baixista, Artur Maia, Secretário da Cultura de Niterói, realçou as qualidades musicais de Teddy Nsingui, tendo afirmado que “a homenagem é um reconhecimento da cidade de Niterói, e da Câmara Municipal de Vereadores”. Por sua vez, o instrumentista, que recebeu um diploma, agradeceu o gesto, tendo afirmado, lacónico e visivelmente emocionado, as seguintes palavras: “Tive que atravessar o oceano para ser homenageado. Agradeço, antes de mais, e fundamentalmente, a Fundação Sindika Dokolo, e obviamente, a Prefeitura de Niterói, muito obrigado”.