Grupo da CPLP aprova programa 2022
O Grupo da CPLP na Etiópia aprovou, quarta-feira, o programa anual de actividades em que se destaca a celebração dos centenários de Agostinho Neto (Angola), Aguinaldo Fonseca (Cabo Verde), Agustina Beça Luís e José Saramago (Portugal), Darcy Ribeiro e Maria Firmina dos Reis (Brasil) e José Craveirinha (Moçambique).
O programa prevê igualmente a realização das jornadas comemorativas do 5 de Maio, Dia Internacional da Língua Portuguesa, um ciclo de cinema e uma conferência atinente a preparação de três novos volumes (IX, X e XI) da História Geral de África (colecção da UNESCO).
No quadro do programa que visa interceder junto da União Africana (UA) para o aumento da produção e divulgação de conteúdos em língua portuguesa, um dos seus idiomas oficiais, deverão ser lançadas as bases para a criação da associação de luso falantes na Etiópia, augurando-se que seja um parceiro fundamental do Grupo da CPLP neste país da África Oriental.
Na reunião de quarta-feira, os representantes diplomáticos dos Estados Membros da CPLP, em Adis Abeba, comentaram sobre os resultados da 35ª Cimeira Ordinária da UA, realizada em Fevereiro, e teceram considerações relativamente a situação da pandemia da Covid-19 nos respectivos países.
Os participantes analisaram ainda os resultados da 6ª Cimeira União Africana-União Europeia, ocorrida em meados de Fevereiro na capital belga, Bruxelas, e perspectivaram as próximas reuniões continentais de interesse da CPLP.
Angola assumiu a presidência rotativa da organização na cimeira realizada em Luanda, a 17 de Julho de 2021.