Governo do Japão financia projectos

Fotografia: JAimagens
A Embaixada do Japão está a apoiar o Governo de Angola através da UNICEF, com 1,2 milhões de dólares para reforçar a resposta integrada contra a seca, que afecta cerca de 1,8 milhões de pessoas no país.
Com este apoio, o Executivo implementa acções de intervenção na área da nutrição, saúde, protecção da criança, acesso à água tratada e melhoria das condições de higiene e saneamento nas províncias do Cunene e da Huíla, as mais afectadas pelas consequências da seca que assolou dez províncias do país em 2012 e 2013.
Estas acções consistem na promoção de práticas de alimentação saudável, rastreio e tratamento da malnutrição severa e administração de suplementos de vitamina A, promoção de conhecimentos sobre saneamento e higiene e o fortalecimento das capacidades dos actores locais envolvidos na protecção da criança, para a prevenção e resposta a riscos de violação dos direitos da criança, como o trabalho infantil, absentismo escolar, negligência e violência física.
Na província do Cunene cerca de 543 mil pessoas estão afectadas pela seca e na Huíla 583 mil pessoas vivem a mesma situação. O drama causou perdas de produção de cereais e leguminosas na ordem dos 100 por cento e consequente escassez de alimentos, originando problemas de saúde e nutrição na população. A água foi-se evaporando e os poços construídos ou reabilitados através de programas nacionais secaram devido à redução da precipitação, forçando as pessoas a consumirem água imprópria, causadora de doenças diarreicas e outras de infecto-transmissão oral. A seca que durou mais de um ano conduziu a uma situação de estiagem em todo o país, com graves consequências nas províncias do Zaire, Bié, Huambo, Cuanza Sul, Cunene, Huíla, Bengo, Benguela, Moxico e Namibe.
Água para todos
No que toca ao abastecimento de água à população da província da Huíla, o Governo do Japão e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) procederam à inauguração de dois pontos de abastecimento de água tratada às populações afectadas do município dos Gambos.
A comuna da Chibemba, com uma população estimada em cerca de 56.334 habitantes, foi a primeira contemplada com um ponto de abastecimento de água tratada. A inauguração do ponto de água foi feita pela primeira secretária da Embaixada do Japão em Angola, Yoshiko Miura.
O ponto de abastecimento de água potável reabilitado e equipado com painéis solares, financiado pelo programa do UNICEF, vai beneficiar mais de 2.445 pessoas das localidades do Munailongo e Nomphawe.
No acto de inauguração, a Administração Municipal dos Gambos endereçou uma mensagem de agradecimento à UNICEF e à Embaixada do Japão em Angola, pelos esforços empreendidos. Referiu que o gesto mostra que o Governo e parceiros sociais estão preocupados com os problemas que afligem as populações rurais e querem vê-los reduzidos de forma significativa para o seu bem-estar.
“A emoção é enorme, visto que de certa forma este precioso líquido vai beneficiar a população e o seu gado”, lê-se na mensagem. A comuna de Chibemba é parte do município dos Gambos e tem uma superfície de 3.119 quilómetros. A população de Chibemba e Munailongo percorria grandes distâncias com baldes à cabeça à procura de água para o consumo e para o gado. “Agradecemos a inauguração deste ponto de água que tanta falta faz”, referiu.
A UNICEF, com ajuda do Governo do Japão, apoia também hospitais e centros de nutrição de vários municípios da província. O hospital pediátrico “Pioneiro Zeca”, que alberga um dos maiores Centros de Referência de Nutrição da província da Huíla, é um dos contemplados.
O centro, que faz parte do Programa de Nutrição, recebe diariamente mais de 20 crianças que padecem de má nutrição.