Governo britânico apoia paz regional

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

O ministro para África do Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros, Mark Simmonds, está desde ontem em Luanda para, entre outros aspectos, discutir com as autoridades angolanas questões ligadas às estabilidade na região dos Grandes Lagos.

Em declarações ao Jornal de Angola, logo após à sua chegada, Mark Simmonds disse que o Reino Unido quer contribuir com a presidência da Conferência Internacional dos Grandes Lagos na pacificação da região.

Mark Simmonds disse ter notado melhorias na articulação e na pacificação da região dos Grandes Lagos, desde que Angola assumiu a presidência da Conferência. Durante dois dias, o ministro britânico tem encontros com o governador do BNA e com os ministros Bornito de Sousa, Armando Manuel e Adão do Nascimento, além de almoço de trabalho com os ministros de Estado Edeltrudes Costa e Hélder Vieira Dias. No mesmo encontro participa também o ministro da Defesa, João Lourenço.

As relações de cooperação entre Angola e o reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte são regulados à luz do Acordo geral de Cooperação assinado em 1986. A balança comercial entre os dois países é considerada estável e com boas perspectivas de crescimento.

O ministro para África do Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros reforçou que existe uma parceria de alto nível entre os dois países e que a visita vem reforçar o intercâmbio entre os dois países e explorar mecanismos para uma cooperação internacional. Acrescentou que um dos objectivos da visita é, também, discutir mecanismos que permitam o desenvolvimento acelerado da economia angolana.

 

FacebookTwitterGoogle+