Governo britânico apoia área da água
O ministro da Energia e Águas efectuou, de segunda a quinta-feira, uma visita de trabalho ao Reino Unido, a convite de David Heath, membro do Parlamento britânico e enviado especial, para Angola, do primeiro-ministro britânico.
Num encontro com o Grupo Parlamentar Britânico, que trata dos assuntos relacionados com Angola, foram analisados os níveis de acesso da população à energia eléctrica e água potável. Um comunicado da Embaixada de Angola no Reino Unido refere que João Baptista Borges enfatizou o facto de a geração de energia ser uma prioridade na agenda do Executivo e destacou os esforços empreendidos para o cumprimento do Programa estabelecido para o quinquénio 2013-2017.
O ministro manifestou igualmente o interesse do sector que dirige em reforçar a cooperação com o Reino Unido nos domínios da formação de quadros nos subsectores da energia e das águas e nas parcerias entre empresas angolanas e britânicas.
Os parlamentares britânicos saudaram os esforços do Executivo pela evolução positiva da situação social e económica nos últimos anos. Ainda no Parlamento Britânico, João Baptista Borges reuniu-se com o presidente do grupo parlamentar para os assuntos climáticos, Tim Yeo.
João Baptista Borges reiterou a aposta na promoção das energias renováveis, como forma de contribuir para a redução das causas das mudanças climáticas e destacou o empenho de Angola na preservação do ambiente e a participação activa do Ministério do Ambiente nos fóruns internacionais e regionais sobre o assunto.
Tim Yeo exprimiu o interesse das entidades britânicas em cooperar com Angola no domínio das mudanças climáticas e a aplicação de projectos que promovam o uso das energias renováveis. Os parlamentares consideraram que a visita da delegação angolana permite intensificar as relações com o Reino Unido e contribuir para o Programa do Executivo na diversificação da economia.
João Baptista Borges assistiu, no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, a uma apresentação sobre a Regulação do Sector da Electricidade do Reino Unido, feita pelo Departamento de Energia.
A delegação angolana teve ainda encontros com representantes de várias empresas britânicas ligadas ao sector da energia, água, gás, consultoria e investimentos. O ministro da Energia e Águas e sua delegação participaram num encontro organizado pela futura Câmara de Comércio e Indústria Angola-Reino Unido, na Embaixada de Angola, e numa mesa redonda organizada por Petre Hain, membro do Parlamento e antigo ministro dos Assuntos Africanos.