Governo aposta em sistema de saúde mais humanizado
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reafirmou, nesta quinta-feira, em Luanda, o compromisso na implementação de sistema de saúde capaz de assegurar a cobertura universal e com foco na humanização e qualidade, de modo a garantir a sua equidade, inclusão e coesão social.
Sílvia Lutucuta, que falava na cerimónia de abertura da “Semana Nacional da Humanização em Saúde, afirmou que o MINSA está a implementar um conjunto de acções integradas que visam melhorar a qualidade e eficácia dos serviços de saúde, para dar uma melhor resposta as necessidades e expectativas dos utentes e da comunidade.
Adiantou que cabe ao sector da saúde promover e estruturar um sistema mais solidário e equitativo, destacando, nesse sentido, o alcance, a médio e longo prazo, de uma cobertura equitativa e universal dos serviços essenciais, o acesso do uso e serviços de saúde para todos.
“É fundamental continuar a trabalhar em múltiplas estratégias alinhadas e integradas com todos os sectores, parceiros, autoridades tradicionais e religiosas, para se cumprir eficientemente a missão que é proteger e melhorar a saúde da população”, sublinhou.
Apontou o acesso a assistência médica e medicamentosa de qualidade e humanizada, como um dos importantes eixos no sistema de saúde.
“A saúde e o bem-estar são factores chaves para acrescentar o valor vida em países mais desenvolvidos, por isso, a humanização é fundamental para salvar vidas, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”, frisou.
A ministra apelou aos profissionais do sector maior entrega, compreensão e amor ao próximo.