Governador de Luanda homenageia heróis do 4 de Fevereiro

FOTO: LUCAS NETO

FOTO: LUCAS NETO

O governador da província de Luanda, Graciano Domingos , procedeu nesta cidade a deposição de coroas de flores às campas de Paiva Domingos da Silva, Francisco Imperial Santana e Cónego Manuel das Neves, no cemitério Alto das cruzes, no âmbito das comemorações do 4 de Fevereiro, data do início da luta armada em Angola, que hoje se assinala.

Na ocasião, Graciano Domingos disse que a data tem um significado importante, porque vem demonstrar a coragem do povo angolano que não aceitou pacificamente a humilhação colonial portuguesa.

Adiantou que o gesto serve para homenagear os que foram os grandes precursores da epopeia do 4 de Fevereiro que, atacando as cadeias que mantinham em cárcere muitos angolanos, deram a vida para a luta de libertação nacional.

Referiu que os angolanos nesta data estão presentes a dar continuidade a batalha para o desenvolvimento, apoiado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em prol ao desenvolvimento económico e social harmonia e paz que hoje se vive no país.

“ O colonialismo a todos humilhava e cortava a perspectiva de poder crescer na vida, sem o acesso livre a educação, saúde e outros conhecimentos e tem se reflectido ainda no actual desenvolvimento do pais”, sublinhou.

Acrescentou que o País deve ser cuidado não só do ponto de vista politico, mas também cientifico, económico, cultural e social.

Por isto, prosseguiu, o legado dos heróis do 4 de Fevereiro deve ser seguido por todos, com destaque para o resgate do orgulho da nacionalidade e que Angola fosse projectado no  concerto das nações.

O acto foi assistido por deputados, políticos, membros das forças de Defesa e Segurança, antigos combatentes e sobreviventes do 4 de Fevereiro.

FacebookTwitterGoogle+