Gomes Sambo agradece ao Chefe de Estado

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

O director regional da Organização Mundial da Saúde para África (OMS/África) agradeceu ontem em Cotonou, Benin, o “incondicional apoio do Presidente José Eduardo dos Santos” para o êxito do seu mandato.

Luís Sambo, que cessa as funções na sessão do Comité Regional aberta ontem pelo Presidente do Benin, Thomas Boni Yayi, estendeu o agradecimento a todo o povo angolano e aos Governos dos países africanos que tornaram exequível o seu programa de acção.
O médico angolano disse que durante o seu mandato de dez anos foi possível impulsionar os problemas da saúde em África e que os resultados são animadores, embora continue a haver muito por fazer. Luís Sambo lembrou que deixa a organização numa altura em que parte do continente africano se vê confrontado com o ébola, que ameaça a saúde pública a nível regional e mundial e que “este desafio exige apoio e resposta urgente”.
Em fase avançada, garantiu, estão as consultas destinadas a definir a Agenda do Desenvolvimento do Pós-2015, que têm em consideração as lições retiradas da execução e do que está por concluir relativamente aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Luís Sambo disse estar convicto que a organização sabe escolher o director regional que mantenha “ a visão de saúde pública”, pois “a luta pela saúde em África continua’’.

FacebookTwitterGoogle+