Gestores espanhóis apostam no turismo

Fotografia: Samy Manuel

Fotografia: Samy Manuel

A Espanha quer apoiar Angola a desenvolver o sector turístico através da transferência de conhecimentos e parcerias empresariais neste domínio, afirmou Luís Padrón, director da Casa África, consórcio público e diplomático espanhol que fomenta as relações com os países africanos.

Luís Padrón disse ao Jornal de Angola que a instituição que dirige está a promover as relações económicas com a vinda de uma missão empresarial a Angola este ano.

“Este ano mais de 65 empresas espanholas vêm estabelecer parcerias com as empresas angolanas. Queremos tornar Angola uma referência em África, contando com o nosso apoio em vários sectores”, acentuou.

A missão empresarial espanhola que visita Angola está representada por empresas que actuam na agricultura, agro-indústria, conservas, agropecuária, florestas, materiais de construção, engenharia civil, energia e águas, transporte e equipamentos industriais.

A bolsa de negócios entre os dois países vai reforçar a estratégia do Executivo em diversificar a economia, substituindo as importações.

O director da Casa África informou que esta semana houve um encontro entre o Porto das Palmas da Grande Canária e o Porto de Luanda, para a realização de futuras parcerias.

“O Porto de Luanda é muito importante porque nele atracam navios oriundos de vários países. O nível de tráfego de navios no Porto de Luanda é grande e interessa à Espanha manter parcerias de negócios”, justificou.

Negócios em África

Luís Padrón afirmou que o Turismo constitui uma potencialidade que deve ser aproveitada para rentabilizar as economias nos mercados menos desenvolvidos. As Canárias, referiu, têm dois milhões de habitantes e recebem 12 milhões de turistas por ano.

Na sua opinião, a Espanha é uma potência no Turismo e possui experiência para ajudar a desenvolver os serviços turísticos em África, que ainda estão em fase embrionária. A Espanha é líder no mundo em receitas turísticas, sendo o quarto país mais competitivo, apenas superado pela Suíça, Alemanha e Áustria.

Estratégia espanhola

A Casa África trabalha há mais de oitos anos com os países africanos, com o objectivo de fomentar o bom entendimento e a confiança entre Espanha e o continente africano, promovendo actividades educativas e culturais.

Na área da diplomacia económica, actua no âmbito da estratégia da marca espanhola, dando a conhecer as oportunidades que oferece ao continente africano, aos profissionais, empresas e investidores espanhóis. Para o embaixador da Argélia em Luanda, Kamel Boughaba, o turismo constitui uma riqueza africana que deve ser aproveitada para gerar mais receitas aos países africanos.

“Este seminário regional vai permitir aprofundar as relações e troca de experiências entre os países africanos e elevar as nossas receitas”, salientou, destacando a importância de uma maior integração das companhias aéreas africanas na arena internacional.

FacebookTwitterGoogle+