Georges Chikoti reúne com o secretariado
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, analisa hoje, em Luanda, com o secretariado executivo da Comissão do Golfo da Guiné, o plano de revitalização da organização, criada em Novembro de 1999 e de que Angola é membro fundador.
A Comissão do Golfo da Guiné constitui um espaço geopolítico de concertação baseado na cooperação para o desenvolvimento, a prevenção, gestão e resolução de conflitos, derivados da delimitação das fronteiras, exploração económica e comercial das riquezas naturais localizadas nos limites territoriais.
O secretariado é chefiado pela nigeriana Florentina Adenike Ukonga e tem como adjunto para os Assuntos Políticos o diplomata angolano Gilberto Veríssimo e Jean Jacques Koum, dos Camarões, como adjunto para os recursos humanos. Na última cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, em 2013, os Estados membros definiram a pirataria como um desafio da organização sub-regional, uma vez que têm aumentado os casos de pirataria marítima na região.
Na altura, o Bureau Internacional Marítimo observou que, contrariamente a outros pontos do globo considerados sensíveis, como o litoral da Somália que conheceu diminuição sensível do número de casos, notou-se um agravamento deste fenómeno no Golfo da Guiné. Além de Angola, integram a Comissão do Golfo da Guiné os Camarões, República Democrática do Congo, República do Congo, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Gabão e Guiné Equatorial. Outros países da sub-região estiveram presentes na cimeira na qualidade de convidados, nomeadamente a Libéria e o Ghana, tendo este último Estado solicitado oficialmente a sua adesão de pleno direito.
A sede está em Angola, que presidiu à organização até à cimeira de Malabo, passando o testemunho para a Guiné Equatorial. Antes da cimeira, o Conselho de Ministros nomeou ainda Benjamin Maye Ntutumu Mibuy, de nacionalidade equato-guineense, para as funções de director administrativo, e François Mouely Koumba, de nacionalidade gabonesa, para director financeiro.