Georges Chikoti reitera o apoio de Angola

Fotografia: DR
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, reiterou ontem a contínua disponibilidade de Angola de apoiar o processo de paz na República Centro-Africana (RCA).
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores refere que o chefe da diplomacia angolana, que participou ontem, em Addis Abeba, Etiópia, na 5ª Reunião do Grupo Internacional de Contacto sobre a RCA (GIC-RCA), disse que Angola, na qualidade de membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e de presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), tem contribuído para ajudar a RCA a sair da actual crise.
Na ocasião, Georges Chikoti lembrou que, pela sua dimensão e implicações, a crise na RCA constitui uma autêntica ameaça à paz e segurança deste país e da sub-região, bem como compromete os esforços de desenvolvimento que os restantes países que a integram levam a cabo no âmbito da CEEAC.
Assegurou que os esforços que os Chefes de Estado e de Governo da CEEAC têm desenvolvido visam encontrar uma solução duradoura para o fim do conflito na RCA e, ao mesmo tempo, apelar à comunidade internacional maior apoio ao processo de transição em curso.
Em resposta à intervenção do ministro angolano, o comissário-chefe da Comissão de Paz e Segurança da União Africana e co-presidente da 5ª Reunião do GIC-RCA, embaixador Smail Chergui, de nacionalidade argelina, felicitou os esforços desenvolvidos por Angola no processo de paz da RCA, tendo-os considerado de “positivos”.
Na reunião do GIC-RCA, terminada ontem mesmo, os participantes adoptaram conclusões finais, destacando-se, dentre outros pontos, a realização, em Brazzaville, de um Fórum para a Reconciliação Nacional e o diálogo político, a ter lugar de 21 a 23 de Julho de 2014, sob a égide do mediador da CEEAC para a crise na RCA, o Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso.
Anunciaram ainda o início de consultas entre o mediador da CEEAC e o G8-RCA para a preparação de um orçamento e a finalização de outros aspectos técnicos, no âmbito do fórum.
Os participantes apelaram à comunidade internacional para contribuir no financiamento do Fórum e outras actividades afins, bem como felicitaram Angola pelo seu contínuo esforço que tem desenvolvido na região, pela realização da Cimeira Tripartida Angola, Congo e Chade, a 9 de Junho de 2014, em Luanda, a concertação entre os Chefes de Estado e de Governo realizada em Malabo, a 27 de Junho de 2014, à margem da 23ª Cimeira Ordinária da UA, e a solidariedade financeira que os países da região continuam a prestar à RCA.
A situação de paz e segurança na RCA continua frágil, sendo urgente conduzir a reconciliação entre os centro-africanos, o diálogo político, a restauração da administração do Estado e consolidar o seu próprio processo de transição, levando a cabo o desarmamento, a reforma das forças de defesa e segurança, a reorganização das Forças Armadas Centro Africana (FACA), assim como a realização de eleições livres, justas, transparentes e democráticas.
A cerimónia de abertura foi marcada por discursos pronunciados pelo Comissário-Chefe da Comissão da Paz e Segurança da União Africana, embaixador Smail Chergui, pelo Secretario-Geral Adjunto das Nações Unidas para as Operações de Manutenção da Paz, Hervé Ladsous, pelo Secretário-Geral da CEEAC, embaixador Amed Allam-Mi, pelo Primeiro-Ministro e chefe do Governo de Transição da RCA, André Nzapayéké, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana da República do Chade, Moussa Faki Mahamat, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Basile IKouebe.
À 5ª Reunião do GIC-RCA marcaram presença alguns parceiros internacionais ao processo de paz da RCA, nomeadamente a União Africana e seus Estados membros, a União Europeia e seus Estados membros, os Estados Unidos da América (EUA), o Canadá, o Japão, Austrália, entre outros que têm contribuído com recursos financeiros ou logísticos para o apoio às actividades da Missão Internacional de Solidariedade Centro Africana (MISCA).
A 6ª reunião do GIC-RCA pode ser realizada em Bangui, RCA, no mês de Outubro, cujo dia será determinado por via de consultas.