Georges Chikoti em Kampala

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, assinou na terça-feira em Kampala, com o seu homólogo ugandês, Sam Kutesa, um memorando de entendimento sobre consultas políticas e diplomáticas regulares entre Angola e o Uganda.

O memorando destina-se a reforçar as relações políticas e de cooperação entre os dois países, à luz das Cartas da União Africana (UA) e Organização das Nações Unidas (ONU). O ministro disse que Angola vai manter sempre a sua posição de diálogo permanente e obter consensos entre os países da região para a consolidação da paz e da estabilidade política, e promover o progresso e a prosperidade na Região dos Grandes Lagos.

GeorgesChikotiKampalaApós a assinatura do memorando, os ministros de Angola e do Uganda analisaram em privado as questões políticas que dominam a região da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIRGL), com destaque para a actual situação de paz e segurança na República Democrática do Congo, no Sudão do Sul, após o acordo de cessar-fogo entre o Governo e os rebeldes, e a violência que ainda se vive na República Centro Africana.

Georges Chikoti e Sam Kutesa aproveitaram a ocasião para falar, também, das questões bilaterais de cooperação entre Angola e o Uganda nos sectores do petróleo e gás, investimentos nas áreas do comércio, banca, transportes aéreos, desenvolvimento de recursos minerais e agro-indústria. O ministro, que cumpre no Uganda a sua terceira etapa de um périplo, que começou no passado dia 10, por sete países africanos da região Central e dos Grandes Lagos, manteve ontem um encontro de trabalho com o ministro ugandês da Defesa, Cryspus Kiyonga. Ainda ontem, iniciou uma visita oficial ao Sudão do Sul e à RCA, com a entrega de mensagens do Presidente da República e presidente em exercício da CIRGL, aos seus homólogos Salva Kiir e Catherine Samba Panza.

O ministro das Relações Exteriores prossegue hoje no Sudão do Sul e na República Centro Africana (RCA) a visita a sete países da Região dos Grandes Lagos, cuja Conferência Internacional é presidida desde Janeiro por Angola. Georges Chikoti é portador de mensagens do Presidente José Eduardo dos Santos aos homólogos daqueles dois países, Salva Kiir e Catherine Samba-Panza.O ministro angolano, que iniciou na segunda-feira o périplo pela Região dos Grandes Lagos, visitou antes o Burundi, Ruanda e Uganda. A seguir desloca-se ao Chade e à República do Congo. A procura de soluções para o fim do conflito na RCA e a consolidação da paz no Sudão do Sul estão entre as prioridades da Conferência.

FacebookTwitterGoogle+