General “Zé Grande” lança livro em Lisboa

BC2D68B7-2B78-4333-9290-F2856946EE66

O General José Luís Caetano Higino de Sousa, “Zé Grande”, procedeu ontem (sexta-feira) em Lisboa ao lançamento de um livro intitulado “O Tráfico de Armas Ligeiras, implicações para a Paz e a Segurança na Região dos Grandes Lagos”.

Num final de tarde, o General “Zé Grande”, juntou na sala da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), familiares e amigos, entre os quais o Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, membros do corpo diplomático e académicos, para num ambiente descontraído fazer a apresentação desta obra.

Prefaciada pelo Embaixador Miguel Bembe e pelo Professor Luís Brás Bernardino, a obra com mais de 700 páginas surge do resultado de um estudo profundo sobre as razões que levam à continuação do tráfico de armas ligeiras em África, e aponta caminhos para que a situação possa ser revertida.

O General “Zé Grande”, com uma vasta experiência de comando militar e de serviços de inteligência, é uma voz reconhecidamente credível e autorizada para que este livro seja, não apenas um sucesso de vendas, mas também um instrumento valioso para que se percebam e assim melhor se possam combater, alguns dos conflitos que actualmente atingem o continente africano.

Prova da relevante importância da obra, está expressa no anúncio de que o livro vai ter tradução para inglês e francês, para que possa ser lida e entendida por um maior número de leitores.

Outro exemplo da relevância da obra está expressa na sua contra-capa, onde é citada uma declaração que sobre o mesmo fez o Presidente João Lourenço, na qual refere que se trata de “um livro que foca, tão intensa e sistematicamente, as principais dinâmicas da segurança na Região dos Grandes Lagos, um poderoso instrumento que nos impele a reflectir sobre o que podemos fazer para termos uma sociedade mais segura e, por consequência, mais próspera”.

O General José Luís Caetano Higino de Sousa, “Zé Grande”, é Professor Doutor em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e General das Forças Armadas Angolanas.

Ocupa, desde 2018, o cargo de Director-Geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE) e o de Presidente do Comité Regional de Coordenação (CRC) da Comissão dos Grandes Lagos, desde 2021. Entre 2019 e 2021, desempenhou também o cargo de Presidente do Comité de Inteligência dos Serviços de Segurança de África (CISSA) para a região da África Austral.

Ao longo do seu percurso militar, começou por desempenhar diversas funções, das quais se destaca as de Comandante da Companhia Independente de Reconhecimento e Informações da 5ª região Militar, em 1980, até ao cargo de Chefe do Estado Maior-General Adjunto das FAA, para a Área Operacional e de Desenvolvimento, em 2014. É, actualmente, Professor Associado Convidado da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias – ACITE.

FacebookTwitterGoogle+