Fundo Soberano em Hong Kong
O presidente do Fundo Soberano de Angola disse que a instituição pretende aplicar parte das verbas disponíveis no mercado de capitais de Hong Kong.
E procura parceiros chineses para investimentos conjuntos em África, José Filomeno dos Santos, de visita a Hong Kong, disse ao jornal “South China Morning Post” que Hong Kong tem a vantagem de, para além de ser uma ponte para o continente chinês, permitir a repatriação de lucros e uma maior flexibilidade no movimento de capitais, o que é importante para qualquer investidor estrangeiro”.
O presidente do Fundo Soberano de Angola adiantou que os investimentos em Hong Kong vão ser centrados em obrigações emitidas pelas empresas estatais da China e em instrumentos monetários.
Durante a visita a Hong Kong, o presidente do Fundo Soberano de Angola manteve contactos com a InvestHK, a agência de investimento da região administrativa chinesa.Parte dos 5 mil milhões de dólares com que o Fundo foi dotado inicialmente destinam-se a aplicações em diversos projectos na África a sul do Saara.
O Fundo Soberano de Angola, com sede em Luanda, gere actualmente uma carteira significativa de investimentos, que a prazo vai ser distribuída por várias indústrias e classes de activos, incluindo acções públicas e privadas, obrigações, divisas, derivados financeiros, produtos base, títulos do tesouro e fundos imobiliários e de investimento.